15:16
0

The Guardian: Um guia rápido da cozinha portuguesa

The Guardian: Um guia rápido da cozinha portuguesa
O jornal britânico The Guardian apresenta, esta quarta-feira, os melhores pratos da cozinha portuguesa, com base nas receitas do chef luso Luís Baena. O artigo dá também destaque à abertura, no Reino Unido, em Londres, do primeiro restaurante deste chef português.
 
O chef quer levar para o território britânico as principais receitas portuguesas e "converter os ingleses à comida do seu país", refere o artigo. São nove as especialidades gastronómicas que o The Guardian propõe, entre vinhos, pratos principais e doçaria portuguesa.
 
"Pedimos ajuda a Luís Baena para nos falar sobre as principais luzes da cozinha portuguesa que, segundo insiste o chef, não incluem o frango com piripíri", refere o jornal. O cozinheiro acredita que este é um prato que faz parte da gastronomia nacional, mas que "não a representa" por não ser um dos alimentos mais consumidos.
 
O bacalhau, o porco alentejano e os salmonetes são algumas das especialidades apresentadas neste "guia rápido da cozinha portuguesa". O primeiro peixe, que "pode ser servido de todos as maneiras", é comido entre duas e três vezes por semana pelos portugueses. Neste caso, o chef propõe que seja acompanhado por batatas ou por uma salada de grão-de-bico.

Notting Hill Kitchen abre em Maio
 
Image and video hosting by TinyPic"O melhor porco preto ibérico vem da região de Montado, no Alentejo", salienta o artigo. Luís Baena conta servir este prato no restaurante Notting Hill Kitchen, em Londres, com pão trufado e bacon.
 
O vinho verde entra em destaque neste guia gastronómico dedicado ao Reino Unido, o "maior importador desta bebida nos últimos 100 anos". Também o moscatel, os vinhos do Douro e do Alentejo são aqui recomendados por Luís Baena, que espera que sejam "muito apreciados" entre os ingleses.
 
Deixando espaço para a doçaria, o chef português apresenta o pastel de nata, "a emblemática tarte cremosa portuguesa". "Nós somos uma nação de amantes dos doces e todos conhecemos o pastel de nata", explicou Luís Baena ao The Guardian. O cozinheiro espera apresentá-lo ao Reino Unido com "um gosto tradicional" e uma "apresentação contemporânea".
 
O queijo de São Jorge, o caviar dos Açores, o caldo verde, a farinheira e a alheira são alguns dos pratos que vão encher as mesas do restaurante do chef Luís Baena. O português acredita que poderá conquistar os britânicos com a sua "herança" gastronómica, num espaço que deverá abrir já no próximo mês, em Londres.

Clique AQUI para aceder ao artigo completo do The Guardian
Newer Post
Previous
This is the last post.

0 comments:

Post a Comment