22:16
0

Cruzeiros: Lisboa é um dos 10 destinos preferidos

A população, o clima e a rapidez de acesso à cidade, colocaram a capital portuguesa entre os 10 destinos preferidos dos turistas de cruzeiros, revela um estudo do Observatório do Turismo de Lisboa divulgado pela agência Lusa.

Este estudo feito com base num inquérito realizado pelo Turismo de Lisboa e pela Administração do Porto de Lisboa, em 2012, concluiu que o grau de satisfação médio dos turistas de cruzeiro quando visitam a cidade é de 8,3, numa escala de 1 a 10.

Além disso, mais de metade (55%) dos inquiridos revelaram que a vinda a Lisboa superou as suas expectativas. Quase todos (86%) admitem a possibilidade de regressar a Lisboa fora do conceito de cruzeiro, apesar de 97% referirem que o destino é muito recomendado como ponto de passagem de cruzeiros.

Um dos fatores mais importantes que leva estes turistas a escolher um cruzeiro com passagem por Lisboa é o conjunto de cidades do percurso e o facto de se poder descansar a bordo.

No entanto, um em cada cinco entrevistados admite que visitar Lisboa foi mesmo o critério para escolher aquele cruzeiro, sendo que 3,4% respondeu que nem faria a viagem se a capital portuguesa não estivesse incluída no roteiro.

Britânicos gastam em média 118 euros em nove horas

Ainda que quase metade dos passageiros (45%) tenha preferido visitar Lisboa pelos seus próprios meios - sobretudo nas zonas perto do local onde os navios atracam, ou seja, Baixa e Chiado, Belém, Bairro Alto e Cais do Sodré - a maioria opta por excursões com guia, compradas a bordo.

O inquérito concluiu ainda que a maior parte dos turistas dos cruzeiros que passam por Lisboa são casais britânicos, sem filhos, e com uma idade média de 51 anos. São pessoas profissionalmente ativas e com habilitações universitárias, que gastam, em média, cerca de 118 euros durante uma estadia de nove horas em Lisboa.

Este valor serve sobretudo para pagar visitas a museus, monumentos e outros pontos turísticos ou para fazer compras – sobretudo vinho, pastelaria e artesanato – e cobrir a alimentação e os transportes.

Os portos portugueses têm vindo a registar, nos últimos anos, um aumento do movimento de cruzeiros. Só em 2012, o porto de Lisboa recebeu cerca de 560 mil passageiros, o que representa uma nova meta deste porto. Já em 2011 tinha sido atingido outro recorde em Lisboa, com um total de 502.644 pessoas a desembarcarem, um aumento 12 por cento relativamente a 2010.

in Boas Notícias

0 comments:

Post a Comment