14:20
0

Grupo acaba de entregar à Lightsource Renewable Energy aquele que é um dos seus maiores projectos na Europa
A Martifer Solar concluiu a instalação de um conjunto de cinco centrais fotovoltaicas no Reino Unido, encomendadas pela empresa Lightsource Renewable Energy. Com um valor em torno de 40 milhões de euros, este foi um dos maiores projectos já desenvolvidos pela empresa portuguesa no mercado europeu.

O "cluster" solar agora entregue à Lightsource foi construído em 15 semanas e, depois de terminada a instalação, já foi ligado à rede eléc­trica britânica. Parte da facturação entrou já nas contas de 2012, mas outra parte irá alimentar os resul­tados de 2013 na Martifer Solar. "Começámos a construir em Outu­bro, por isso o impacto é repartido entre 2012 e 2013", explicou o presidente executivo da Martifer Solar, Henrique Rodrigues, ao Negócios. O gestor confirma que entre os pro­jectos já desenvolvidos pelo grupo de Oliveira de Frades este é "dos maiores".

As cinco centrais fotovoltaicas construídas para a Lightsource Re­newable Energy, um dos principais produtores de energiasolar do Rei­no Unido, foram instaladas nos dis­tritos de Cornwall, Hampshire, Devon e Wiltshire, somando 28 megawatts (MW) de potência No total, a Martifer Solar instalou mais de 114 mil painéis solares, em terrenos com uma área conjunta de 75 hecares. 

O total de energia limpa que será produzida pelas cinco centrais de­verá rondar os 27,7 gigawatts hora (GWh) por ano, ou seja, o suficien­te para abastecer aproximadamen­te 18 mil habitantes e evitar a emis­são para a atmosfera de mais de 12.500 toneladas de dióxido de car­bono por ano, segundo estima a Martifer Solar.

Henrique Rodrigues nota que este projecto é importante "pela di­mensão", mas também "por ser no Reino Unido, que é um país que não tem ainda grande tradição" na área da energia solar.

AMartifer Solar, que já está pre­sente em mais de duas dezenas de países, entrou em Fevereiro de 2011 no Reino Unido, que tem como meta para o ano 2020 atingir uma quota de renováveis na produção eléctrica da ordem dos 15%.

América Latina alavanca negócios
Sem menosprezar a relevância do projecto agora concluído em terras de Sua Majestade, Henrique Rodri­gues sublinha que o foco da Marti­fer Solar estará do outro lado do oceano Atlântico. "Neste ano de 2013 estimo que a América Latina represente quase 50% do nosso ne­gócio", avançou o CEO da Martifer Solar ao Negócios. A empresa terá como "principais âncoras" os mer­cados do México e do Chile, apar do Brasil.

Em 2012, os proveitos operacio­nais da Martifer Solar ascenderam a 230,8 milhões de euros, ou seja, 47% das receitas totais da Martifer. A empresa lucrou no ano passado 3,6 milhões de euros e foi a área de negócio mais rentável do grupo Martifer. Até à data, a empresa lide­rada por Henrique Rodrigues par­ticipou na implementação de mais de 300 MW de potência solar fotovoltaica em todo o mundo.

2013-04-09 10:06

in Jornal de Negócios

0 comments:

Post a Comment