14:41
0

União Europeia oferece 40 cursos online livres

A União Europeia vai lançar uma plataforma online onde é possível realizar cerca de 40 cursos, nas mais variadas áreas. A Massive Open Online Courses (MOOC) é inaugurada esta quinta-feira e vai estar disponível em 12 diferentes línguas, incluindo o Português.

A iniciativa da Associação Europeia de Universidades de Ensino à Distância (EADTU) vai disponibilizar cursos de nível universitário que vão "permitir às pessoas aceder a uma educação de qualidade sem terem de sair de casa".

Em comunicado na sua página oficial, a União Europeia explica que as cerca de 40 formações "cobrem uma vasta variedade de matérias" e a sua frequência não apresenta quaisquer custos para os formandos.

A concretização destes cursos vai ser possível com o apoio de várias universidades abertas de diferentes países da União Europeia, onde se inclui a França, Portugal, Rússia, Turquia, Espanha e Reino Unido.

Segundo o comissário europeu para a Educação, Androulla Vassiliou, este projeto "é um desenvolvimento emocionante" que poderá garantir "uma educação aberta a dezenas de milhares de estudantes e incentivar as nossas escolas e universidades a adotar métodos de ensino mais inovadores e flexíveis".

Os cursos oferecem vários níveis de formação certificada

O acesso aos cursos desta rede da União Europeia são gratuitos, mas os diplomas e certificados são pagos. Os estudantes realizam a formação sem custos durante o período que deverá ser estipulado para cada caso e, para acederem a um comprovativo, terão de pagar entre 25 e 400 euros, dependendo do curso e da instituição.

A oferta formativa será apenas anunciada com a inauguração da plataforma online de ensino, que ocorrerá no dia 25 de Abril, mas a União Europeia adianta que as matérias vão passar pelas áreas da matemática, economia, e-skills, e-commerce, ambiente, cultura, línguas e escrita.

O tempo de duração dos cursos varia entre as 20 e as 200 horas, podendo a "frequência" virtual de cada um ser feita num período estipulado pela entidade responsável ou de forma livre e controlada pelo estudante.

"Todos os cursos podem levar ao reconhecimento: uma certificação completa, uma distinção ou um crédito certificado que poderá equivaler a um grau de ensino", conclui o comunicado da União Europeia.

Clique AQUI para aceder à plataforma online do programa MOOC.

in Boas Notícias

0 comments:

Post a Comment